A vida, às vezes, nos coloca como se diante de um espelho. Já reparou?

Puxando assunto de um post quase antigo, como você cuida da marca você?

Aliás, você está aqui só de passagem ou pretende deixar algo com / para as pessoas que fizeram parte de sua vida?

Pergunto, pois geralmente sabemos listar com perfeição e cobramos: de parentes, amigos, relacionamentos íntimos, presidente, técnico da seleção, e bola da vez num escândalo policial / de celebridade / ou de outra categoria que dê ibope, uma série de coisas ou que [1] não fazemos, não nos dispomos a aprender como fazer, contudo cobramos que não deixem de fazer por nós, ou [2] cubra alguma de nossas fugas.

Já parou algum dia pra pensar como as pessoas te ouvem? O que exatamente enxergam? Que cheiro elas associam a você? Que músicas ligam a você? Quais valores te traduzem quando comentam ao seu respeito? O que seu toque marca nelas?

Tire de lado a hipocrisia do “sou o que sou e ninguém vai me mudar”, “eu não ligo para o que os outros falam / pensam a meu respeito” e qualquer outra frase clichê que você conseguir repetir ou lembrou enquanto lia as perguntas. Seu espelho é mais que isso.

Chegamos todos aqui onde estamos porque algo ou alguém para o que demos trela forjou nossas escolhas e moldou nosso conjunto de qualidades e defeitos, queira você acreditar nisso ou não.

Sugiro com essas palavras que você coloque-se no ponto fora da curva entre o que você quer que as pessoas pensem a seu respeito, o que você faz por isso e o que elas realmente pensam.

Esquece a resposta “o que sou, para onde vim e aonde vou” porque além de filosófica demais, é oficialização da incapacidade de exercer escolhas, ofuscando todo o potencial que a marca você possui ao buscar outros tipos de respostas, muito mais relevantes.

Coloque-se num divã, físico ou não. Tá insatisfeito com algo?

[e quem não está? Tem gente que adora ficar assim, inclusive!] Como e quanto você é responsável pelas coisas e pessoas que lhe incomodam? Você é só vitima do mundo, ou tá com a parcela de culpa sobre suas infelicidades, ofuscada? Os supostos problemas que você possui hoje são catástrofes ou têm solução?

Pense nas perguntas que deixei aqui, anote noutro lugar, exercite as respostas que você daria. Responda essas perguntas para si mesmo. Recorro a esta frase de palestrante motivacional e de psicologia positiva, como um super espelho, mas é fato: você é o único responsável pela sua vida, mesmo que você viva para depositar essa responsabilidade nas mãos de outras pessoas e nas atividades de sua rotina [e sobre rotina: só pessoas chatas têm rotinas chatas, fica a dica]; a força com a qual conseguirá fazer isso é diretamente responsável pela sua capacidade de conseguir traduzir o que lhe significa felicidade e sucesso.

E tal qual uma marca no mercado, o sucesso ou fracasso daquilo que desejamos ser e parecer, para nós e na mente dos outros, nada mais é do que uma promessa, integral e incondicionalmente cumprida. Faça suas escolhas, procure suas respostas, viva, e deixe sua marca [ / trocadilho]. Cumpra suas promessas com tudo, que o resto é só o resto.

[]”de tanto levá / frechada du teu olhar / meu peito até parece sabe o que?” – Tiro ao Álvaro, Adoniran Barbosa.

Siga por aqui:

4 thoughts on “Líder de mercado, diante dum espelho.

  1. Esse é o tipo de post que no final deixa a gente balançando a cabeça e pensando “putz, e não é que é assim”. Isso me lembra um mito que conta a história de pessoas acorrentadas numa caverna que são manipuladas a ver apenas o que pessoas lá em cima projetam através das sombras… às vezes essa preocupação de como ser e estar diante dos outros vem daquilo que os manipuladores de sombras projetam como “o certo, o bonito”. Sei lá, entende?

    P.S.: thanks pela visita no Camplot :)

  2. [clap] [clap] [clap] [clap]
    Belíssimo post Tony!!!
    show!!
    Teve uma hora, que deu até vergonha.. fiquei vermelho na frente do computador.. parecia que tu tava me dando um esporro…
    mas ficou show!
    É isso aí mesmo!
    :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *