A insônia (português brasileiro) ou insónia (português europeu) é um dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono. Geralmente aparece no adulto jovem, é mais frequente na mulher e tem um desenvolvimento crônico. [1] É o transtorno de sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono. [fonte]

Não que eu ñ goste de dormir [pelo contrário!]  maaaas, a insônia voltou a ser um companhia levemente desagradável deste que vos escreveu – sim! – em uma noite [madrugada] insone.

Creio que seja a volta de uma intensidade de atividade esportiva [corri uma maratona de 10k dia desses, ontem pra ser mais exato, e voltei a jogar bola regularmente]  vs. a (falta de) compensação em descarrega-lá ao longo da semana que tem me deixado com fome e sono menores, e cansaços fora do habitual, maiores.

Não há nenhuma preocupação diferente das de outrora para trazer algum branco aos meus cabelos, e nenhuma outra anomalia na minha saúde que pudesse gerar isso. Ansiedade é um mal que não cultivo… então tão, fora simplesmente não conseguir, faço a mínima ideia do porque que não durmo.

quem tem dicas pra este blogueirinho voltar a dormir?

[♫] ” Quando talvez precisar de mim / cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim. Olhos nos olhos, quero ver o que você diz…” – Olhos nos olhos, Chico Buarque.

3 thoughts on “ih, sono…

  1. ué, Tony! tem razão de ser, não. ainda mais se você está praticando atividade física regularmente, daí que deveria dormir como um bebê. fiquei sem entender! O: mas, ó… tv sempre me dá muito sono. principalmente, filmes de ação e jogos de qualquer outro time que não o corinthians. mas, isso é comigo, né! hahaha. (:

  2. Não faça exercícios muito próximo da hora de dormir. Crie um ritual antes de ir para a cama para a mente se acomodar ou então, faça uma atividade de relaxamento da mente, tipo yoga.
    Eu durmo em média 5hs. de sono por noite e mesmo que queira dormir mais, não consigo. O médico disse que a nossa necessidade de dormir, varia com a idade. Vai saber!!
    Adorei o cartoon!!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *